quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uso da Libras é cada vez mais necessário

A sociedade, cada vez mais,  exige que instituições públicas e empresas prestadoras de serviços públicos devem dispor de pelo menos 5% de funcionários capacitados para o uso e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada por surdos.
Existe uma enorme demanda nas organizações. A língua sempre será uma barreira, mas o foco deve estar em todos aprenderem", afirma Andréa Koppe, presidente da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu).
esclarece a professora Sueli Fernandes, do setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), integrante do Núcleo de Apoio às Pessoas Especiais da instituição e voluntária da Federação Nacional dos Surdos. De acordo com ela, o desafio seria duplo: formar os professores e tornar a Libras a segunda língua dos demais. Uma das saídas é incluir a Libras nas disciplinas escolares
A ideia não é deixar que a Libras seja ensinada somente nos cursos relacionadas aos cursos de Pedagogia e Letras. Na Universidade Positivo, em Curitiba, a língua de sinais está presente como disciplina no curso de Medicina. "A nossa previsão é de ampliação para outros cursos", comenta o Larry Ribeiro Pinto, especialista em Libras e integrante do Centro de Inclusão da universidade.
UNILEHU - Universidade Livre para a Eficiência Humana Rua Visconde do Rio Branco, 888 - Mercês | Curitiba-PR | CEP: 80410-001-Telefone: (41) 3333- 6921 e (41) 3333-6464

Nenhum comentário:

Postar um comentário